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História completa The King of Fighters 96



The King of Fighters '96 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 30 de Julho de 1996, é um jogo de luta produzido pela SNK para a sua placa arcade e console caseiro Neo Geo. É o terceiro título da série KOF e continua os eventos da KOF '95. Algumas mudanças foram feitas na jogabilidade como notas técnicas, mudanças nos times e a introdução de alguns personagens novos também. A equipe teve alguns problemas durante o desenvolvimento do jogo e ele só ficou pronto semanas antes do lançamento.

Aqui foi o auge de popularidade do Neo Geo e da SNK. 1996 foi o ano que ela mais emplacou jogos e vendeu mais unidades em todo o mundo.

Jogabilidade



A regras das lutas permaneceram as mesmas: lutas em trios, vencedor tem sua saúde revigorada parcialmente e o tempo é reiniciado após o termino de cada round, o perdedor sai e dá lugar ao seu próximo parceiro. Quando os 3 lutadores são derrotados, a luta está ganha e você passará para a próxima.

A grande novidade aqui fica por conta mesmo da esquiva, que agora não é mais apenas um movimento parado e sim um rolamento para frente ou para trás que pode te ajudar a atacar o inimigo ou ir para mais longe dele, além de escapar de ataques e a possibilidade de correr com 2 toques para frente ou para trás no controle (dependerá da sua posição na tela) e a possibilidade de cancelar um ataque inimigo apertando A+B enquanto defende o golpe (é necessário a barra MAX cheia).

As outras duas novidades vieram da série Fatal Fury: o Guard Counter pode ser ativado segurando para frente no controle apertando A ou B dependendo do personagem, fazendo com que você contra-ataque imediatamente o inimigo e deixando sua defesa aberta. A outra novidade são os Desperation Moves, que nada mais é do que um Golpe Especial mais poderoso: para desferi-lo, basta estar com a sua barra de saúde no limite (piscando em vermelho) e 1 barra max cheia. O comando é o mesmo do especial normal só que irá causar muito mais dano.

CONFIGURAÇÃO

A Soco Fraco
B Chute Fraco
C Soco Forte
D Chute Forte

-> -> ou <- <-
  Corrida
Diagonal Direita pra Cima ou Esquerda para Cima 
Durante a corrida, faz um super salto, parado um salto curto

-> + AB ou <- + AB Esquiva evasiva ou defensiva

A+B+C Ataque Assistido 
(seu companheiro entra no ringue e atinge o oponente caso você esteja com menos life que o rival)

A+B+C (Segurar)
 Enche a barra MAX
B+C 
Provocar o adversário
C+D 
Ataque forte que derruba o oponente no chão
-> + A ou B
 Quebra a defesa do inimigo com um contra-ataque
 (precisa de 1 barra cheia)

A+B Durante a Defesa
 Cancela o ataque inimigo (precisa de 1 barra cheia)



KOF '96 recebeu algumas pequenas mudanças na jogabilidade em relação aos jogos anteriores ao introduzir algumas técnicas novas. O sistema de Esquiva dos 2 jogos anteriores foi substituído por uma "evasão de emergência", também chamado de "defletor de ataque", que permite que o jogador role para longe ou para perto do oponente. No último caso, o jogador tem a habilidade de passar pelo oponente e acabar indo para o outro lado.

O jogador também pode determinar a altura do salto e fazer pulos altos ou baixos. Adicionalmente, os gráficos para todos os sprites dos lutadores que vieram de jogos anteriores foram redesenhados e os comandos para certos Special e Super Moves foram modificados. Como em jogos anteriores, os Super Special Moves podem ser feitos quando a barra Power está completa e a saúde do jogador está piscando em vermelho. Porém, o jogador também pode fazer uma versão mais poderosa do Super normal se ambas as condições são alcançadas.


História

Diferente do mistério que rondava nas competições KOF anteriores, KOF '96 se tornou um evento internacionalmente conhecido patrocinado por um grande número de corporações.

Pré-liminares aconteceram em várias áreas através do globo, e entre os 9 times finalistas estão, naturalmente, os participantes dos KOF anteriores que estão querendo testar as suas habilidades em uma competição oficial.

Dessa vez, entretanto, tem um time entre eles que não é brincadeira, composto por Geese Howard, Wolfgang Krauser e Mr. Big. Eles são 3 que já tentaram conquistar o mundo e agora são meros competidores nesse torneio. O seu objetivo seria, talvez, acabar de uma vez com os irmãos Bogard e os discípulos do karatê Kyokugen?

Como se já não houvessem surpresas o bastante... Iori Yagami aparece novamente, dessa vez unido à duas mulheres misteriosas. Como ficará a rivalidade entre Iori e Kyo Kusanagi que amaldiçoou suas duas famílias entre os tempos antigos dessa vez?

Este é o KOF '96, dessa vez sendo patrocinado como um campeonato oficial de esporte, no qual as nuvens negras já começam a pairar...
Uma seleção de épica de lutadores! Você consegue sentir a chama?

Personagens

O rol de personagens recebeu uma grande mudança em relação ao jogo anterior. O Rival Team se desfez e apenas Iori retornou, enquanto Heidern e Takuma Sakazaki se aposentaram do torneio. O lugar de Takuma no Art of Fighting Team foi tomado por Yuri Sakazaki, que era do Women Fighters Team.

Novos personagens foram introduzidos nesse episódio, incluindo Kasumii Todoh de Art of Fighting 3, que ficou no lugar de Yuri no Women Fighters Team; Leona, que se juntou com o Ikari Team no lugar do seu mentor e pai adotivo, Heidern; Mature e Vice, as duas assistentes de Rugal se juntaram à Iori Yagami formado o novo Yagami Team; e o Boss Team, composto de Geese Howard, Wolfgang Krauser e Mr. Big, vilões das séries Fatal Fury e Art of Fighting.

O novo chefe é Goenitz, um servente de Orochi que quer parar os planos de Chizuru de selar o seu chefe.


Times

Hero Team
"Engula as minhas chamas, banana. Rasteje-se diante os Kusanagis.

Nome: Kyo Kusanagi
Estilo de luta: Artes Kusanagi + Kempo
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 12 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 75kg

"Então lutar não pode ser legal? Esteticamente é indispensável!"

Nome: Benimaru Nikaido
Estilo de luta: Shooting
Nacionalidade: Japonês-Americano
Data de nascimento: 06 de Junho
Altura, peso: 1,81m , 70kg

"Lutar é tudo sobre instintos. Instintos e músculos de aço."

Nome: Goro Daimon
Estilo de luta: Judo
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 05 de Maio
Altura, peso: 2,04m , 103kg

FATAL FURY TEAM

"Você conseguiu despertar o lobo em mim, AAoooooh!!"

Nome: Terry Bogard
Estilo de luta: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 15 de Março
Altura, peso: 1,82m , 77kg

"Na luta, concentração é... uh... hmmm... Puts, eu esqueci."

Nome: Andy Bogard
Estilo de luta: Punho Quebra Ossos
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 16 de Agosto
Altura, peso: 1,71m , 69kg
"Eu vi através de você como... Bem, alguma coisa transparente."

Nome: Joe Higashi
Estilo de luta: Muay Thai
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 29 de Março
Altura, peso: 1,80m , 72kg

ART OF FIGHTING TEAM

"Um momento de fraqueza, meses de dor."

Nome: Ryo Sakazaki
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonês-Americano
Data de nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, peso: 1,79m , 68kg

"Puts, isso foi patético! Recomponha-se!"

Nome: Robert Garcia
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Italiano
Data de nascimento: 25 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 85kg
"Oh, pare de fazer caretas. Mesmo na derrota sorria, sorria e sorria!"

Nome: Yuri Sakazaki
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonesa-Americana
Data de nascimento: 07 de Dezembro
Altura, peso: 1,68m , 50kg

IKARI TEAM

"Você tem sorte de estar vivo. Pegue as suas tripas e caia fora."

Nome: Leona
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 10 de Janeiro
Altura, peso: 1,76m , 66kg

"Você lutou como uma estrela, o cara que faz o papel de corpo, claro!"

Nome: Ralf Jones
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 25 de Agosto
Altura, peso: 1,88m , 110kg

"Hey! Não leve sua patética derrota pessoalmente. São apenas negócios."

Nome: Clark Still
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 07 de Maio
Altura, peso: 1,87m , 105kg

PSYCHO SOLDIER TEAM

"Wow! Foi bastante divertido. Vamos fazer isso de novo em breve."

Nome: Athena Asamiya
Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psiquicos
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 03 de Março
Altura, peso: 1,63m , 50kg
"Você acertou a parede, parceiro! E você pode chama-la de Kensou."

Nome: Sie Kensou
Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 23 de Setembro
Altura, peso: 1,72m , 61kg

"Ganhar é difícil. Como aquele velho bife defumado em meu bolso."

Nome: Chin Gentsai
Estilo de luta: Arte do Punho Bêbado
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 27 de Abril
Altura, peso: 1,64m , 53kg


KIM TEAM

"O único inimigo que eu tenho sou eu... E minha ex-namorada... E..."

Nome: Kim Kaphwan
Estilo de luta: Tai Kwan Do
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 21 de Dezembro
Altura, peso: 1,76m , 78kg

"Você achou que podia nos derrotar? Você acredita no Papai Noel também?"

Nome: Chang Koehan
Estilo de luta: Tai Kwon Do + Força
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 21 de Outubro
Altura, peso: 2,27m , 203kg


"Corte e goiva. Corte e goiva. O terror das minhas garras vivem!"

Nome: Choi Bounge
Estilo de luta: Tai Kwon Do + Velocidade
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 25 de Outubro
Altura, peso: 1,53m , 44kg


WOMEN FIGHTERS TEAM

"Algum dia, todos irão conhecer Todo. Não, não o cachorro!"

Nome: Kasumi Todo
Estilo de luta: Artes Todo Antigas
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 29 de Março
Altura, peso: 1,54m , 45kg

"Você lutou muito bem. Você até conseguiu tocar em mim."

Nome: Mai Shiranui
Estilo de luta: Artes Ninja Shiranui
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 01 de Janeiro
Altura, peso: 1,64m , 50kg

"Você não falta nada como um oponente. Você também não tem nada."

Nome: King
Estilo de luta: Muay Thai
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 08 de Abril
Altura, peso: 1,75m , 58kg


YAGAMI TEAM

"Ups, me desculpem, rapazes. Não há cura para a estupidez."

Nome: Iori Yagami
Estilo de luta: Artes Yagami + Instinto
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 25 de Março
Altura, peso: 1,82m , 79kg

"A vida é uma barganha após a outra. Agora a barganha acabou."

Nome: Mature
Estilo de luta: Ataques velozes
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 08 de Abril
Altura, peso: 1,77m , 58kg

"Os fracos devem ser derrotados. Esse é o meu único compromisso."

Nome: Vice
Estilo de luta: Ataques poderosos
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 28 de Novembro
Altura, peso: 1,78m , 59kg

BOSS TEAM

"Você quer o poder para viver de novo? Desculpe, o seu tempo acabou!"

Nome: Geese Howard
Estilo de luta: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 21 de Janeiro
Altura, peso: 1,83m , 82kg

"Diante do meu poder absoluto, todos os meus inimigos caem em suas sepulturas."

Nome: Wolfgang Krauser
Estilo de luta: Estilo de Luta Sintetizado
Nacionalidade: Alemão
Data de nascimento: Desconhecida
Altura, peso: 2m , 145kg

"Vocês se achavam heróis, certo? É tão engraçado que estou chorando!"

Nome: Mr. BIG
Estilo de luta: Arte do Bastão
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 04 de Julho
Altura, peso: 1,87m , 81kg

CHEFES

"Tentar com todo o seu poder é o verdadeiro caminho da vitória!"

Nome: Chizuru Kagura
Estilo de luta: Artes Antigas Kagura
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 26 de Junho
Altura, peso: 1,69m , 52kg

"Agora o mundo irá queimar em chamas ardentes! E o caos prevalecerá!"

Nome: Goenitz
Estilo de luta: Divindade Orochi do Vento
Nacionalidade: Russo
Data de nascimento: 20 de Julho
Altura, peso: 1,93m , 88kg

Cenários

Fatal Fury Team

Art of Fighting Team

Heroes Team

Psycho Soldier Team

Ikari Team

Korea Team

Women Fighters Team

Yagami Team

'96 Boss Team

Chizuru Kagura

Goenitz

Desenvolvimento

O período de desenvolvimento do jogo se esticou até uma semana antes do lançamento do jogo. Nos testes localizados do jogo, Mature e Vice ainda não haviam sido incluídas no jogo porque os responsáveis não tiveram tempo suficiente para completa-las. A adição de Kasumi Todoh no rol foi feita devido ao jogo que ela estava presente, Art of Fighting 3, que foi lançado ao mesmo tempo que KOF '96.

Geese Howard de Fatal Fury era pra ter aparecido na KOF '95 mas os desenvolvedores abandonaram essa ideia. Enquanto o desenvolvimento da KOF '96 se iniciou, os responsáveis decidiram fazer dele um personagem jogável. O Boss Team que ele aparece ao lado de Mr. Big e Wolfgang Krauser recebeu um "tratamento especial", como uma música para cada um deles (em comparação aos outros times que tinha apenas uma), entretanto, devido à falta de balanço entre eles, alguns dos seus golpes foram removidos.

A sub-chefe do jogo, Chizuru Kagura, foi a  mais difícil de criar. A sua imagem em pixels levou um mês para ficar pronta mas o planejador responsável acabou tendo que trabalhar mais tempo. O jogo também era pra ter trazido a personagem Whip no Ikari Team, porém devido a introdução de Leona no mesmo time, os desenvolvedores tiveram que aguardar até àThe King of Fighters '99 para adiciona-la ao rol.

Versões Lançadas

Em 27 de Setembro de 1996, o jogo finalmente chegou ao Neo Geo AES, seguido de um lançamento no Neo Geo CD em 25 de Outubro de 1996. Em 20 de Abril de 2006, a versão cartucho do jogo foi inclusa  na coletânea "The King of Fighters: Orochi Collection", lançada para PlayStation 2 apenas no Japão que foi relançada novamente em 21 de Junho de 2007. Em 28 de Outubro de 2008, o jogo foi incluso na coletânea "The King of Fighters Collection: The Orochi Saga" no PlayStation 2 e PSP e em 02 de Dezembro de 2008 no Nintendo Wii.

Em 15 de Fevereiro de 2011, a SNK Playmore lançou a versão Neo Geo do jogo no Virtual Console do Nintendo Wii por 900 Wii Points, e foi seguido de lançamentos na América do Norte em 12 de Julho de 2012 e na Europa em 22 de Novembro de 2012.

O port para Sega Saturn foi lançado em 31 de Dezembro de 1996 e foi lançado em 3 pacotes diferentes: apenas o jogo em CD, o jogo em CD com o cartucho de 1MB RAM da SNK, que era utilizável em todos os jogos da empresa a partir daquele ano e no pack duplo "The King of Fighters '96 Plus+ '95" que era uma embalagem que vinha os 2 jogos em CD dentro e os 2 cartuchos de RAM/ROM necessários para joga-los. Em 01 de Outubro de 1998 a SNK lançou o pack "The King of Fighters Best Collection" que continha as KOF '95, '96 e '97 numa embalagem de colecionador com os 2 cartuchos de RAM/ROM inclusos.

No PlayStation, o jogo chegou em 04 de Julho de 1997, tendo sido relançado em 23 de Julho de 1998 no selo "PlayStation The Best". Ao contrário das versões anteriores, as versões para PlayStation e Saturn foram lançadas apenas no Japão, com uma opção de linguagem para colocar o jogo em inglês. Em 30 de Maio de 2007, essa versão do jogo foi incluída na PSN, porém apenas no Japão novamente.

Como no jogo anterior, uma versão para Game Boy foi lançada pela Takara com o titulo "Nettou The King of Fighters '96" em 08 de Agosto de 1997, e foi lançado na Europa novamente pela Laguna em 1998 com o título "The King of Fighters: Heat of Battle". Essa versão inclui 17 dos 29 personagens da versão original.

Essa versão trás um código secreto chamado "Carnage Mode", que permite a barra Power dos jogadores (incluindo a CPU), seja preenchida automaticamente sem precisar carrega-la. Esse código também permite o jogador utilizar as versões mais fortes dos seus Super Special Moves sem precisar da barra de saúde estar em 25% ou menos. Esse modo é ativado ao inserir um código no logo da Takara.

Personagens exclusivos dessa versão para Game Boy incluem Orochi Iori e Orochi Leona da KOF '97, uma versão mais forte de Chizuru Kagura, o chefe final do jogo Goenitz e Mr. Karate (o disfarce de Takuma no primeiro Art of Fighting).

Uma extensa base de dados para o jogo, chamada "The King of Fighters '96 Neo Geo Collection", foi lançada em 14 de Fevereiro de 1997 para promover o título do ano e só está disponível no Neo Geo CD. Esses dados incluem a abertura do jogo, um reencenamento interativo da história do jogo, fichas dos lutadores faladas pelos seus dubladores, cenas cortadas, uma galeria exclusiva feita pelos criadores do jogo, uma lista completa de comandos e uma seleção de músicas.

Uma versão similar desse jogo, The King of Fighters '96 Perfect File, foi lançada também para Windows e Macintosh em 18 de Junho de 1997 e incluía quase tudo que a versão do Neo Geo CD trazia.

Algumas Imagens do Jogo


Neo Geo:








Recepção

A versão Neo Geo do jogo tem uma média 75% no site GameRankings enquanto a versão do Game Boy tem uma média 67,50%. O jogo recebeu elogios e críticas de várias publicações de vídeo-games, que comentaram sobre as novas adições. O Site 1UP.com notou que o jogo estava menos balanceado que os anteriores e notou que os ataques em projeção precisavam ser melhorados. Entretanto, eles gostaram das novas adições de Vice e Mature e mais interação entre os personagens como as introduções especiais entre personagens que se conhecem, poses de vitória e finais diferentes também.

Chris Wigham do site consoleob.com também achou problemas com os ataques projetados, quando os lutadores estavam mais perto. Entretanto, ele notou que os gráficos foram bastante melhorados em relação à KOF '95. Chuck Allen do site Zentendo.com gratificou as melhores na músicas e nas vozes como a do narrador que é "escutável e entendível". Ele também elogiou a adição de novos personagens para o rol assim como o chefe Goenitz, que é mais fácil de derrotar que Omega Rugal da KOF '95.

Em uma análise para a compilação "The King of Fighters: The Orochi Saga", George Damidas do site entdepot.com comentou que KOF '96 devia ser o primeiro jogo que gostou das melhoras gráficas e os novos personagens que apareceram na série. O Site GameSpot notou que junto com o lançamento de Real Bout Fatal Fury e Samurai Shodown IV, esses foram os jogos mais sólidos lançados pela SNK em 1996.

Durante a semana de lançamento, a versão para Sega Saturn vendeu 109,752 cópias, chegando a 155,116 na contagem final.




Finalizando 
E por hoje é só. KOF '96 levou o jogo a um novo nível, e embora algumas versões caseiras sejam de qualidade duvidosa, a SNK conseguiu o bastante para continuar com a série e acabou por confirmar definitivamente que KOF era o seu carro chefe, acabando de vez com o roteiro e o foco em Fatal Fury. Se a SNK teve um auge, com certeza foi em 1996, um ano aonde os seus títulos alcançaram os níveis mais altos de venda e popularidade em todo o mundo, tanto que levaria a empresa a fazer um dos investimentos que levaria a sua falência: uma placa de Arcade 3D chamada Hyper Neo Geo 64.

Na próxima semana, eu volto para falar da KOF '97 e o tão aguardado final da Saga Orochi. Assim como na '96, a '97 também passou por vários atrasos e problemas durante o seu desenvolvimento, e mesmo com a ajuda da ADK a SNK quase não conseguiu entregar o jogo à tempo para o seu lançamento, o que acabou deixando alguns defeitos no jogo. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para curtir mais um!

By: http://nostallgiabrasil.blogspot.com.br/

História The King Of Fighters 95


The King of Fighters '95 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 25 de Julho de 1995, é um jogo de luta produzido pela SNK para a sua placa de arcade e console caseiro Neo Geo. É uma sequência direta da KOF '94 e é o segundo jogo da série KOF. Também é o primeiro jogo da série que foi portado para consoles caseiros que não fossem da SNK, como o PlayStation, Sega Saturn e Game Boy. Um dos principais focos do jogo foi a introdução do personagem Iori Yagami, que se transformaria num dos personagens favoritos de toda a série.

Introdução

Jogabilidade



São 5 modos de jogo disponívens no jogo. Além do clássico TB-S, agora você pode editar o seu próprio time com membros de outros em apenas um fazendo o seu time favorito. Escolha o seu time, a ordem e que a batalha comece!


SINGLE PLAY
(Single Fight Mode)

Escolha 1 personagem e lute contra o representante de cada time (8 no total). Nesse modo, você enfrenta apenas a CPU.

TEAM PLAY
(Team Fight Mode)

Lute uma batalha em times de 3 representantes. Nesse modo, você enfrenta apenas a CPU.

SINGLE VS
(Single Vs. Mode)

Selecione 1 personagem e lute. Aqui você enfrenta um oponente controlado por outro jogador.

TEAM VS
(Team Vs. Mode)
Lute uma batalha em times de 3 representantes. Aqui você enfrenta um oponente controlado por outro jogador.

SINGLE ALL
(Single Last Man Standing Mode)

Escolha 1 personagem e lute contra todos os personagens do jogo. Nesse modo, você enfrenta apenas a CPU.
CONFIGURAÇÃO


A Soco Fraco
B Chute Fraco
C Soco Forte
D Chute Forte

A+B Esquiva (aperte novamente durante a esquiva para contra-atacar rapidamente)
C+D Ataque Devastador (derruba o oponente no chão)
B+C Provocação (diminui a barra de poder do oponente)
A+B+C Carrega a barra de poder (segurando os botões)
A+B+C Ataque Assistido (apenas quando a sua saúde estiver menos do que a de seu oponente e você tiver um companheiro que não foi derrotado ainda do seu lado)

*Aperte esquerda e direita alternadamente quando estiver tonto para se recuperar rapidamente!

Isto é uma batalha em times!
  • Os primeiros membros devem lutar um contra o outro em lutas de apenas 1 round.
  • A força do vencedor será recuperada parcialmente de acordo com a sua performasse e o tempo sobrando. O vencedor irá então para a próxima luta.
  • A vitória será sua quando você derrotar o terceiro e último oponente. Lembre-se de que a estratégia é o mais importante para garantir a vitória.
Batalhas 1 contra 1 usam as regras normais do sistema de combate no qual a força se recupera totalmente após o fim de cada round. O primeiro que derrotar o seu oponente em 2 rounds, ganha. A jogabilidade básica se manteve intacta em relação à KOF '94, porém a adição da opção TEAM EDIT, que permite que o jogador faça o seu próprio time com qualquer um dos 24 lutadores foi a grande novidade.
História

O ano: 1995. Mais uma vez, os mais poderosos e perigosos lutadores do mundo recebem um convite para o torneio "The King of Fighters", e o convite vem do [R]!! Pode esse [R] ser o Rugal, o homem que todos achavam ter explodido junto com o seu cargueiro? Entre os competidores nesse novo torneio, estão alguns membros que derrotaram o time americano no torneio anterior, Billy, Yagami e Kisaragi.

Qual é o segredo de Billy? Quais as ambições de Kisaragi? E quais os objetivos do arqui-inimigo de Kyo Kusagani, Iori Yagami? Novos desafiantes juntam-se aos lutadores do torneio anterior, com exceção do time americano, e o torneio começa a ser tomado por uma grande conspiração.

Personagens

KOF '95 marca o início do arco histórico que depois ficaria como conhecido como "Saga Orochi". Entretanto, os únicos elementos da Saga Orochi conhecidos nesse jogo são a introdução do rival de Kyo Kusanagi, Iori Yagami, e o uso do poder de Orochi feito por Omega Rugal. Rubal Bernstein, que achava-se que havia sido morto na explosão do jogo anterior, conseguiu sobreviver e enviou convites para os times do jogo anterior com uma simples assinatura "[R]".

Apenas um time do jogo anterior falhou em entrar para o torneio, o American Sports Team, que foi substituido pelo "Rival Team" de Iori Yagami, Billy Kane (de Fatal Fury: King of Fighters) e Eiji Kisaragi (de Art of Fighting 2). Saisyu Kusanagi, pai de Kyo Kusanagi, aparece como um lutador pela primeira vez (tendo uma pequena aparição em KOF '94) como um sub-chefe controlado apenas pela CPU. Depois de derrotado, é revelado que Saisyu sofreu lavagem cerebral e que Rugal irá lutar mais uma vez, mas em sua versão melhorada chamada "Omega Rugal".


TEAM

Kyo Kusanagi "No fim, você é apenas uma chama se apagando, Yagami. Sinta o que o verdadeiro fogo é!"
Benimaru Nikaido "Hey gatas! Vejam os meus fantásticos movimentos!"
Goro Daimon "!"
Yuri Sakazaki "Eu odeio ter que te bater, mas eu vou ganhar!"
Mai Shiranui "O estilo ninjitsu Shiranui é o peso da minha força e beleza!"
King "É melhor você ir pra casa agora se você não quiser um encontro marcado com a dor!"
Iori Yagami "Kyo... Essas são as chamas da vingança do clã Yagami."
Eiji Kisaragi "Meus inimigos mortais, o Karatê Kyokugen! Considerem esse dia o seu último!"
Billy Kane "Eu sou mais do que o bastante para acabar com todos vocês bastardos! Prepare-se, Terry!"
Terry Bogard "The King of Fighters? Com um nome desse, ninguém vai ganhar o título além de nós!"
Andy Bogard "O quê? De novo? Bem, se formos lutar, me declare o vencedor agora."
Joe Higashi "É isso aí! Você irá enfrentar o talentoso Joe Higashi junto com uma tempestade!"
Ryo Sakazaki "Eu não sou chamado de dragão invencível à toa. Não vejo como posso perder."
Robert Garcia "Seu oponente é o poderoso tigre do Karatê Kyokugen! Venha aqui e se prepare para a luta da sua vida!
Takuma Sakazaki "Meu Karatê Kyokugen não pode perder!"
Athena Asamiya "Ninguém vai tomar o meu lugar como a superestrela lutadora e diva!"
Sie Kensou "Athena! Veja que legal os meus movimentos!"
Chin Gentsai "Eu me pergunto se a patroa está me observando."
Heidern "Se você quiser sair vivo dessa, terá de ganhar."
Ralf "Soldados tem o monopólio na vida e na morte!"
Clark "Eu arrancarei todo o seu orgulho com a minha força."
Kim Kaphwan "Eu darei as ordens! Faça exatamente o que eu disser!!"
Chang Koehan "Eu não vou mais seguir esse tal Mestre Kim mais."
Choi Bounge "Não torra o saco, Kim!"
Saisyu Kusagani

Omega Rugal


Cenários

México
Art of Fighting Team

Itália
Fatal Fury Team

Brasil
Ikari Team

Inglaterra
Women Fighters Team

China
Psycho Soldier Team

Coréia do Sul
Korea Team

Japão
Heroes Team

Estados Unidos
Yagami Team

Base Secreta de Rugal

Devenvolvimento

O projeto de KOF '95 se iniciou com o conceito da introdução de Iori Yagami como rival de Kyo Kusanagi. Assim sendo, os desenvolvedores deram à eles uma extensa relação desde habilidades similares a uma rivalidade antiga entre ambos os seus clãs. Durante os testes iniciais para determinar a popularidade do jogo, Iori foi o personagem que mais se destacou, e logo se transformou no personagem favorito dos desenvolvedores.

A criação do Rival Team foi um dos pontos que os desenvolvedores mais focaram, focando em seus movimentos e falas. O personagem Eiji Kisaragi veio do jogo Art of Fighting 2 e eles tiveram que ajustar grande parte dos seus golpes para balancear com os outros personagens. Seguindo esse jogo, vários  personagens de Art of Fighting foram aos poucos sendo removidos do jogo, com os desenvolvedores dizendo "graças ao sucesso de KOF".

O sub-chefe do jogo, Saisyu Kusanagi, não estava previsto para aparecer no jogo, uma vez que o time de desenvolvimento queria que ele morresse em uma das cutscenes da KOF '94, porém ele foi adicionado nos estágios finais de desenvolvimento do jogo e se transformou no sub-chefe. O personagem Geese Howard era pra ser selecionável no jogo, porém depois de várias considerações durante o desenvolvimento levaram a equipe a abandonar esse plano.

KOF '95 foi um dos primeiros jogos da SNK a serem portados para o PlayStation. Chad Osaka, um dos antigos membros da SNK, mencionou que foi um dos seus primeiros trabalhos. Ele falou que teve que melhorar o marketing para o lançamento nos Estados Unidos. Assim sendo, ele adicionou novas opções ao jogo que não estavam presentes na versão original Japonesa, como a seleção de fases e uma correção da tradução do jogo, que era um dos grandes problemas da versão Neo Geo.

Versões Lançadas

A Versão caseira para Neo Geo AES foi lançada em 01 de Setembro de 1995, enquanto a do Neo Geo CD chegou no dia 29 daquele mês. Um port da versão Neo Geo foi adicionado ao Virtual Console do Nintendo Wii em 01 de Dezembro de 2009 no Japão, 26 de Abril de 2010 nos Estados Unidos e em 30 de Abril de 2010 na Europa. Essa versão foi um pouco modificada: o sangue foi removido e Mai não tem o balanço dos seios. Para ativar as animações cortadas, só através de um código exclusivo dessa versão.

Em 26 de Março de 1996 o jogo chegou ao Sega Saturn com um cartucho de memória ROM embalado junto com o disco do jogo, que foi lançado também na Europa pela própria Sega. Essa versão foi relançada 2 vezes no console da Sega: uma em 1997 no pack "The King of Fighters 95-96 Plus", que acompanhava em um box os 2 jogos separados e seus cartuchos de ROM/RAM, e em 1998 no pack "The King of Fighters Collection", do mesmo jeito do acima só que com 3 jogos e 2 cartuchos de ROM/RAM.

Em 28 de Junho de 1996 foi a vez da versão para PlayStation ser lançada no Japão, 31 de Outubro de 1996 nos Estados Unidos e em Junho de 1997 na Europa. As versões ocidentais foram publicadas pela Sony e traziam uma trilha sonora que havia uso do formato Redbook Audio. Essa versão chegou a ser relançada no selo "PlayStation the Best" no Japão em 38 de Março de 1997 e no serviço "PSOne Classics" da PlayStation Network em 31 de Maio de 2007.

Uma versão Game Boy do jogo foi lançada 26 de Abril de 1996 no Japão como "Nettou The King of Fighters '95" e foi publicado pela Takara por lá, enquanto a própria Nintendo publicou o jogo nos Estados Unidos em Fevereiro de 1997 e a Laguna Games logo em seguida na Europa. O jogo era compatível com o Super Game Boy e introduzia a personagem Nakoruru da série Samurai Shodown como uma personagem secreta.

O jogo também foi incluso nas coletâneas "The King of Fighters Orochi Collection (NeoGeo Online Collection Vol. 3)" exclusivamente no Japão e para PlayStation 2 em 30 de Abril de 2006, relançada novamente em 31 de Junho de 2007 e na coletânea "The King of Fighters Collection: The Orochi Saga", lançada em 28 de Outubro de 2008 para PlayStation 2 e PSP e em 02 de Dezembro daquele ano no Nintendo Wii.


Algumas screens do jogo


Neo Geo:








Recepção

KOF '95 recebeu o título de Melhor Jogo de Neo Geo de 1995 pela revista EGM em 1996. Durante a semana de lançamento, a versão para Sega Saturn vendeu 135.214 cópias no Japão. Em sua recontagem final de jogos em 2004, essa versão tinha 257.294 cópias vendidas. Segundo o site GameRakings, a versão PlayStation tem uma média de 68,60%, enquanto a do Neo Geo tem 78,75% e a do Game Boy tem média 62%.

Em várias publicações de vídeo-games, apesar de elogiarem as novas funções do jogo, criticaram pelo seu fraco design em comparação a outros jogos de luta lançados no mesmo ano. O site IGN deu ao jogo nota 5.0 na versão PlayStation criticando que os personagens não tinham uma jogabilidade com resposta rápida e "mesmo que seja tão difícil executar os golpes, não é impossível". Entretanto eles acharam o jogo "aproveitável", dizendo que ele tem "um visual 2D em anime que todo mundo ama".

Jeff Gerstmann do site GameSpot deu ao jogo nota 5.3, também criticando os tempos de carregamento da versão PlayStation assim como o jogo frequentemente precisa deles, mesmo entre rounds. A versão do Sega Saturn não tinha tempos de carregamento devido ao cartucho de ROM que vinha com o jogo. O site Game Revolution deu ao jogo nota C+, notando que o jogo é bem aproveitável mas ainda assim não era tão bom quanto outros jogos de luta lançados naquela ano na América do Norte. Entretanto, eles criticaram o sistema de luta do jogo, dizendo que é muito similar a outros títulos da SNK como Fatal Fury e Art of Fighting.

O site 1UP.com gratificou a introdução de Omega Rugal, falando que ele é "um dos mais estilosos chefes já feitos no mundo dos jogos de luta", apesar de que os jogadores podem odiá-lo devido a alta dificuldade em derrotá-lo.

O site IGN comentou que o design e habilidade dos personagens eram similares à Street Fighter Alpha. Jeff Gerstman reclamou que os personagens tinham movimentos pouco interessantes assim como sprites pixelados. Já o 1UP.com gratificou o design dos personagens e a adição da opção TEAM EDIT, fazendo o jogo uma boa competição com Street Fighter Alpha. Porém, o site Game Revolution gostou do grande número de personagens controláveis e as várias opções presentes no jogo como as lutas em time e os golpes especiais.


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