História completa The King of Fighters 96



The King of Fighters '96 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 30 de Julho de 1996, é um jogo de luta produzido pela SNK para a sua placa arcade e console caseiro Neo Geo. É o terceiro título da série KOF e continua os eventos da KOF '95. Algumas mudanças foram feitas na jogabilidade como notas técnicas, mudanças nos times e a introdução de alguns personagens novos também. A equipe teve alguns problemas durante o desenvolvimento do jogo e ele só ficou pronto semanas antes do lançamento.

Aqui foi o auge de popularidade do Neo Geo e da SNK. 1996 foi o ano que ela mais emplacou jogos e vendeu mais unidades em todo o mundo.

Jogabilidade



A regras das lutas permaneceram as mesmas: lutas em trios, vencedor tem sua saúde revigorada parcialmente e o tempo é reiniciado após o termino de cada round, o perdedor sai e dá lugar ao seu próximo parceiro. Quando os 3 lutadores são derrotados, a luta está ganha e você passará para a próxima.

A grande novidade aqui fica por conta mesmo da esquiva, que agora não é mais apenas um movimento parado e sim um rolamento para frente ou para trás que pode te ajudar a atacar o inimigo ou ir para mais longe dele, além de escapar de ataques e a possibilidade de correr com 2 toques para frente ou para trás no controle (dependerá da sua posição na tela) e a possibilidade de cancelar um ataque inimigo apertando A+B enquanto defende o golpe (é necessário a barra MAX cheia).

As outras duas novidades vieram da série Fatal Fury: o Guard Counter pode ser ativado segurando para frente no controle apertando A ou B dependendo do personagem, fazendo com que você contra-ataque imediatamente o inimigo e deixando sua defesa aberta. A outra novidade são os Desperation Moves, que nada mais é do que um Golpe Especial mais poderoso: para desferi-lo, basta estar com a sua barra de saúde no limite (piscando em vermelho) e 1 barra max cheia. O comando é o mesmo do especial normal só que irá causar muito mais dano.

CONFIGURAÇÃO

A Soco Fraco
B Chute Fraco
C Soco Forte
D Chute Forte

-> -> ou <- <-
  Corrida
Diagonal Direita pra Cima ou Esquerda para Cima 
Durante a corrida, faz um super salto, parado um salto curto

-> + AB ou <- + AB Esquiva evasiva ou defensiva

A+B+C Ataque Assistido 
(seu companheiro entra no ringue e atinge o oponente caso você esteja com menos life que o rival)

A+B+C (Segurar)
 Enche a barra MAX
B+C 
Provocar o adversário
C+D 
Ataque forte que derruba o oponente no chão
-> + A ou B
 Quebra a defesa do inimigo com um contra-ataque
 (precisa de 1 barra cheia)

A+B Durante a Defesa
 Cancela o ataque inimigo (precisa de 1 barra cheia)



KOF '96 recebeu algumas pequenas mudanças na jogabilidade em relação aos jogos anteriores ao introduzir algumas técnicas novas. O sistema de Esquiva dos 2 jogos anteriores foi substituído por uma "evasão de emergência", também chamado de "defletor de ataque", que permite que o jogador role para longe ou para perto do oponente. No último caso, o jogador tem a habilidade de passar pelo oponente e acabar indo para o outro lado.

O jogador também pode determinar a altura do salto e fazer pulos altos ou baixos. Adicionalmente, os gráficos para todos os sprites dos lutadores que vieram de jogos anteriores foram redesenhados e os comandos para certos Special e Super Moves foram modificados. Como em jogos anteriores, os Super Special Moves podem ser feitos quando a barra Power está completa e a saúde do jogador está piscando em vermelho. Porém, o jogador também pode fazer uma versão mais poderosa do Super normal se ambas as condições são alcançadas.


História

Diferente do mistério que rondava nas competições KOF anteriores, KOF '96 se tornou um evento internacionalmente conhecido patrocinado por um grande número de corporações.

Pré-liminares aconteceram em várias áreas através do globo, e entre os 9 times finalistas estão, naturalmente, os participantes dos KOF anteriores que estão querendo testar as suas habilidades em uma competição oficial.

Dessa vez, entretanto, tem um time entre eles que não é brincadeira, composto por Geese Howard, Wolfgang Krauser e Mr. Big. Eles são 3 que já tentaram conquistar o mundo e agora são meros competidores nesse torneio. O seu objetivo seria, talvez, acabar de uma vez com os irmãos Bogard e os discípulos do karatê Kyokugen?

Como se já não houvessem surpresas o bastante... Iori Yagami aparece novamente, dessa vez unido à duas mulheres misteriosas. Como ficará a rivalidade entre Iori e Kyo Kusanagi que amaldiçoou suas duas famílias entre os tempos antigos dessa vez?

Este é o KOF '96, dessa vez sendo patrocinado como um campeonato oficial de esporte, no qual as nuvens negras já começam a pairar...
Uma seleção de épica de lutadores! Você consegue sentir a chama?

Personagens

O rol de personagens recebeu uma grande mudança em relação ao jogo anterior. O Rival Team se desfez e apenas Iori retornou, enquanto Heidern e Takuma Sakazaki se aposentaram do torneio. O lugar de Takuma no Art of Fighting Team foi tomado por Yuri Sakazaki, que era do Women Fighters Team.

Novos personagens foram introduzidos nesse episódio, incluindo Kasumii Todoh de Art of Fighting 3, que ficou no lugar de Yuri no Women Fighters Team; Leona, que se juntou com o Ikari Team no lugar do seu mentor e pai adotivo, Heidern; Mature e Vice, as duas assistentes de Rugal se juntaram à Iori Yagami formado o novo Yagami Team; e o Boss Team, composto de Geese Howard, Wolfgang Krauser e Mr. Big, vilões das séries Fatal Fury e Art of Fighting.

O novo chefe é Goenitz, um servente de Orochi que quer parar os planos de Chizuru de selar o seu chefe.


Times

Hero Team
"Engula as minhas chamas, banana. Rasteje-se diante os Kusanagis.

Nome: Kyo Kusanagi
Estilo de luta: Artes Kusanagi + Kempo
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 12 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 75kg

"Então lutar não pode ser legal? Esteticamente é indispensável!"

Nome: Benimaru Nikaido
Estilo de luta: Shooting
Nacionalidade: Japonês-Americano
Data de nascimento: 06 de Junho
Altura, peso: 1,81m , 70kg

"Lutar é tudo sobre instintos. Instintos e músculos de aço."

Nome: Goro Daimon
Estilo de luta: Judo
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 05 de Maio
Altura, peso: 2,04m , 103kg

FATAL FURY TEAM

"Você conseguiu despertar o lobo em mim, AAoooooh!!"

Nome: Terry Bogard
Estilo de luta: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 15 de Março
Altura, peso: 1,82m , 77kg

"Na luta, concentração é... uh... hmmm... Puts, eu esqueci."

Nome: Andy Bogard
Estilo de luta: Punho Quebra Ossos
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 16 de Agosto
Altura, peso: 1,71m , 69kg
"Eu vi através de você como... Bem, alguma coisa transparente."

Nome: Joe Higashi
Estilo de luta: Muay Thai
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 29 de Março
Altura, peso: 1,80m , 72kg

ART OF FIGHTING TEAM

"Um momento de fraqueza, meses de dor."

Nome: Ryo Sakazaki
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonês-Americano
Data de nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, peso: 1,79m , 68kg

"Puts, isso foi patético! Recomponha-se!"

Nome: Robert Garcia
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Italiano
Data de nascimento: 25 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 85kg
"Oh, pare de fazer caretas. Mesmo na derrota sorria, sorria e sorria!"

Nome: Yuri Sakazaki
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonesa-Americana
Data de nascimento: 07 de Dezembro
Altura, peso: 1,68m , 50kg

IKARI TEAM

"Você tem sorte de estar vivo. Pegue as suas tripas e caia fora."

Nome: Leona
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 10 de Janeiro
Altura, peso: 1,76m , 66kg

"Você lutou como uma estrela, o cara que faz o papel de corpo, claro!"

Nome: Ralf Jones
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 25 de Agosto
Altura, peso: 1,88m , 110kg

"Hey! Não leve sua patética derrota pessoalmente. São apenas negócios."

Nome: Clark Still
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 07 de Maio
Altura, peso: 1,87m , 105kg

PSYCHO SOLDIER TEAM

"Wow! Foi bastante divertido. Vamos fazer isso de novo em breve."

Nome: Athena Asamiya
Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psiquicos
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 03 de Março
Altura, peso: 1,63m , 50kg
"Você acertou a parede, parceiro! E você pode chama-la de Kensou."

Nome: Sie Kensou
Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 23 de Setembro
Altura, peso: 1,72m , 61kg

"Ganhar é difícil. Como aquele velho bife defumado em meu bolso."

Nome: Chin Gentsai
Estilo de luta: Arte do Punho Bêbado
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 27 de Abril
Altura, peso: 1,64m , 53kg


KIM TEAM

"O único inimigo que eu tenho sou eu... E minha ex-namorada... E..."

Nome: Kim Kaphwan
Estilo de luta: Tai Kwan Do
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 21 de Dezembro
Altura, peso: 1,76m , 78kg

"Você achou que podia nos derrotar? Você acredita no Papai Noel também?"

Nome: Chang Koehan
Estilo de luta: Tai Kwon Do + Força
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 21 de Outubro
Altura, peso: 2,27m , 203kg


"Corte e goiva. Corte e goiva. O terror das minhas garras vivem!"

Nome: Choi Bounge
Estilo de luta: Tai Kwon Do + Velocidade
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 25 de Outubro
Altura, peso: 1,53m , 44kg


WOMEN FIGHTERS TEAM

"Algum dia, todos irão conhecer Todo. Não, não o cachorro!"

Nome: Kasumi Todo
Estilo de luta: Artes Todo Antigas
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 29 de Março
Altura, peso: 1,54m , 45kg

"Você lutou muito bem. Você até conseguiu tocar em mim."

Nome: Mai Shiranui
Estilo de luta: Artes Ninja Shiranui
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 01 de Janeiro
Altura, peso: 1,64m , 50kg

"Você não falta nada como um oponente. Você também não tem nada."

Nome: King
Estilo de luta: Muay Thai
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 08 de Abril
Altura, peso: 1,75m , 58kg


YAGAMI TEAM

"Ups, me desculpem, rapazes. Não há cura para a estupidez."

Nome: Iori Yagami
Estilo de luta: Artes Yagami + Instinto
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 25 de Março
Altura, peso: 1,82m , 79kg

"A vida é uma barganha após a outra. Agora a barganha acabou."

Nome: Mature
Estilo de luta: Ataques velozes
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 08 de Abril
Altura, peso: 1,77m , 58kg

"Os fracos devem ser derrotados. Esse é o meu único compromisso."

Nome: Vice
Estilo de luta: Ataques poderosos
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 28 de Novembro
Altura, peso: 1,78m , 59kg

BOSS TEAM

"Você quer o poder para viver de novo? Desculpe, o seu tempo acabou!"

Nome: Geese Howard
Estilo de luta: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 21 de Janeiro
Altura, peso: 1,83m , 82kg

"Diante do meu poder absoluto, todos os meus inimigos caem em suas sepulturas."

Nome: Wolfgang Krauser
Estilo de luta: Estilo de Luta Sintetizado
Nacionalidade: Alemão
Data de nascimento: Desconhecida
Altura, peso: 2m , 145kg

"Vocês se achavam heróis, certo? É tão engraçado que estou chorando!"

Nome: Mr. BIG
Estilo de luta: Arte do Bastão
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 04 de Julho
Altura, peso: 1,87m , 81kg

CHEFES

"Tentar com todo o seu poder é o verdadeiro caminho da vitória!"

Nome: Chizuru Kagura
Estilo de luta: Artes Antigas Kagura
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 26 de Junho
Altura, peso: 1,69m , 52kg

"Agora o mundo irá queimar em chamas ardentes! E o caos prevalecerá!"

Nome: Goenitz
Estilo de luta: Divindade Orochi do Vento
Nacionalidade: Russo
Data de nascimento: 20 de Julho
Altura, peso: 1,93m , 88kg

Cenários

Fatal Fury Team

Art of Fighting Team

Heroes Team

Psycho Soldier Team

Ikari Team

Korea Team

Women Fighters Team

Yagami Team

'96 Boss Team

Chizuru Kagura

Goenitz

Desenvolvimento

O período de desenvolvimento do jogo se esticou até uma semana antes do lançamento do jogo. Nos testes localizados do jogo, Mature e Vice ainda não haviam sido incluídas no jogo porque os responsáveis não tiveram tempo suficiente para completa-las. A adição de Kasumi Todoh no rol foi feita devido ao jogo que ela estava presente, Art of Fighting 3, que foi lançado ao mesmo tempo que KOF '96.

Geese Howard de Fatal Fury era pra ter aparecido na KOF '95 mas os desenvolvedores abandonaram essa ideia. Enquanto o desenvolvimento da KOF '96 se iniciou, os responsáveis decidiram fazer dele um personagem jogável. O Boss Team que ele aparece ao lado de Mr. Big e Wolfgang Krauser recebeu um "tratamento especial", como uma música para cada um deles (em comparação aos outros times que tinha apenas uma), entretanto, devido à falta de balanço entre eles, alguns dos seus golpes foram removidos.

A sub-chefe do jogo, Chizuru Kagura, foi a  mais difícil de criar. A sua imagem em pixels levou um mês para ficar pronta mas o planejador responsável acabou tendo que trabalhar mais tempo. O jogo também era pra ter trazido a personagem Whip no Ikari Team, porém devido a introdução de Leona no mesmo time, os desenvolvedores tiveram que aguardar até àThe King of Fighters '99 para adiciona-la ao rol.

Versões Lançadas

Em 27 de Setembro de 1996, o jogo finalmente chegou ao Neo Geo AES, seguido de um lançamento no Neo Geo CD em 25 de Outubro de 1996. Em 20 de Abril de 2006, a versão cartucho do jogo foi inclusa  na coletânea "The King of Fighters: Orochi Collection", lançada para PlayStation 2 apenas no Japão que foi relançada novamente em 21 de Junho de 2007. Em 28 de Outubro de 2008, o jogo foi incluso na coletânea "The King of Fighters Collection: The Orochi Saga" no PlayStation 2 e PSP e em 02 de Dezembro de 2008 no Nintendo Wii.

Em 15 de Fevereiro de 2011, a SNK Playmore lançou a versão Neo Geo do jogo no Virtual Console do Nintendo Wii por 900 Wii Points, e foi seguido de lançamentos na América do Norte em 12 de Julho de 2012 e na Europa em 22 de Novembro de 2012.

O port para Sega Saturn foi lançado em 31 de Dezembro de 1996 e foi lançado em 3 pacotes diferentes: apenas o jogo em CD, o jogo em CD com o cartucho de 1MB RAM da SNK, que era utilizável em todos os jogos da empresa a partir daquele ano e no pack duplo "The King of Fighters '96 Plus+ '95" que era uma embalagem que vinha os 2 jogos em CD dentro e os 2 cartuchos de RAM/ROM necessários para joga-los. Em 01 de Outubro de 1998 a SNK lançou o pack "The King of Fighters Best Collection" que continha as KOF '95, '96 e '97 numa embalagem de colecionador com os 2 cartuchos de RAM/ROM inclusos.

No PlayStation, o jogo chegou em 04 de Julho de 1997, tendo sido relançado em 23 de Julho de 1998 no selo "PlayStation The Best". Ao contrário das versões anteriores, as versões para PlayStation e Saturn foram lançadas apenas no Japão, com uma opção de linguagem para colocar o jogo em inglês. Em 30 de Maio de 2007, essa versão do jogo foi incluída na PSN, porém apenas no Japão novamente.

Como no jogo anterior, uma versão para Game Boy foi lançada pela Takara com o titulo "Nettou The King of Fighters '96" em 08 de Agosto de 1997, e foi lançado na Europa novamente pela Laguna em 1998 com o título "The King of Fighters: Heat of Battle". Essa versão inclui 17 dos 29 personagens da versão original.

Essa versão trás um código secreto chamado "Carnage Mode", que permite a barra Power dos jogadores (incluindo a CPU), seja preenchida automaticamente sem precisar carrega-la. Esse código também permite o jogador utilizar as versões mais fortes dos seus Super Special Moves sem precisar da barra de saúde estar em 25% ou menos. Esse modo é ativado ao inserir um código no logo da Takara.

Personagens exclusivos dessa versão para Game Boy incluem Orochi Iori e Orochi Leona da KOF '97, uma versão mais forte de Chizuru Kagura, o chefe final do jogo Goenitz e Mr. Karate (o disfarce de Takuma no primeiro Art of Fighting).

Uma extensa base de dados para o jogo, chamada "The King of Fighters '96 Neo Geo Collection", foi lançada em 14 de Fevereiro de 1997 para promover o título do ano e só está disponível no Neo Geo CD. Esses dados incluem a abertura do jogo, um reencenamento interativo da história do jogo, fichas dos lutadores faladas pelos seus dubladores, cenas cortadas, uma galeria exclusiva feita pelos criadores do jogo, uma lista completa de comandos e uma seleção de músicas.

Uma versão similar desse jogo, The King of Fighters '96 Perfect File, foi lançada também para Windows e Macintosh em 18 de Junho de 1997 e incluía quase tudo que a versão do Neo Geo CD trazia.

Algumas Imagens do Jogo


Neo Geo:








Recepção

A versão Neo Geo do jogo tem uma média 75% no site GameRankings enquanto a versão do Game Boy tem uma média 67,50%. O jogo recebeu elogios e críticas de várias publicações de vídeo-games, que comentaram sobre as novas adições. O Site 1UP.com notou que o jogo estava menos balanceado que os anteriores e notou que os ataques em projeção precisavam ser melhorados. Entretanto, eles gostaram das novas adições de Vice e Mature e mais interação entre os personagens como as introduções especiais entre personagens que se conhecem, poses de vitória e finais diferentes também.

Chris Wigham do site consoleob.com também achou problemas com os ataques projetados, quando os lutadores estavam mais perto. Entretanto, ele notou que os gráficos foram bastante melhorados em relação à KOF '95. Chuck Allen do site Zentendo.com gratificou as melhores na músicas e nas vozes como a do narrador que é "escutável e entendível". Ele também elogiou a adição de novos personagens para o rol assim como o chefe Goenitz, que é mais fácil de derrotar que Omega Rugal da KOF '95.

Em uma análise para a compilação "The King of Fighters: The Orochi Saga", George Damidas do site entdepot.com comentou que KOF '96 devia ser o primeiro jogo que gostou das melhoras gráficas e os novos personagens que apareceram na série. O Site GameSpot notou que junto com o lançamento de Real Bout Fatal Fury e Samurai Shodown IV, esses foram os jogos mais sólidos lançados pela SNK em 1996.

Durante a semana de lançamento, a versão para Sega Saturn vendeu 109,752 cópias, chegando a 155,116 na contagem final.




Finalizando 
E por hoje é só. KOF '96 levou o jogo a um novo nível, e embora algumas versões caseiras sejam de qualidade duvidosa, a SNK conseguiu o bastante para continuar com a série e acabou por confirmar definitivamente que KOF era o seu carro chefe, acabando de vez com o roteiro e o foco em Fatal Fury. Se a SNK teve um auge, com certeza foi em 1996, um ano aonde os seus títulos alcançaram os níveis mais altos de venda e popularidade em todo o mundo, tanto que levaria a empresa a fazer um dos investimentos que levaria a sua falência: uma placa de Arcade 3D chamada Hyper Neo Geo 64.

Na próxima semana, eu volto para falar da KOF '97 e o tão aguardado final da Saga Orochi. Assim como na '96, a '97 também passou por vários atrasos e problemas durante o seu desenvolvimento, e mesmo com a ajuda da ADK a SNK quase não conseguiu entregar o jogo à tempo para o seu lançamento, o que acabou deixando alguns defeitos no jogo. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para curtir mais um!

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